Você está insatisfeito(a) com aquela gordurinha que não sai nem com dieta nem com exercício? Você gostaria de ter um corpo mais definido e proporcional? Se a resposta for sim, talvez você esteja pensando em fazer uma lipoaspiração.
A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e no mundo. Ela consiste em retirar o excesso de gordura localizada de diversas partes do corpo, como abdômen, coxas, flancos, costas, braços e pescoço.
Mas será que a lipoaspiração é para você? Como é feita a cirurgia? Quais são os riscos e os benefícios? E como se preparar para o procedimento? Neste post, vamos esclarecer essas e outras dúvidas sobre o assunto. Confira!
O que é lipoaspiração?
A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico estético que tem como objetivo eliminar o excesso de gordura localizada que não consegue ser eliminado por meio de exercícios e alimentação adequada. Pode ser realizada tanto em homens quanto em mulheres.
A cirurgia é feita com o uso de cânulas (tubos finos e metálicos) que são introduzidas na pele através de pequenas incisões. As cânulas são conectadas a um aparelho de sucção que aspira a gordura do tecido subcutâneo.
A lipoaspiração pode ser feita em diferentes regiões do corpo, desde que haja gordura localizada. As mais comuns são:
- Abdômen: para remover a gordura da barriga e definir os músculos abdominais;
- Coxas: para afinar as pernas e reduzir o atrito entre elas;
- Flancos: para eliminar os pneuzinhos laterais e afinar a cintura;
- Costas: para remover a gordura das costelas e da região lombar;
- Braços: para diminuir o volume e a flacidez dos braços;
- Pescoço: para eliminar o queixo duplo e melhorar o contorno facial.
A lipoaspiração pode ser combinada com outros procedimentos cirúrgicos, como abdominoplastia, mastopexia ou prótese de silicone, para potencializar os resultados e harmonizar o corpo. Porém, isso precisa ser avaliado e discutido caso a caso com o médico Cirurgião Plástico, sempre visando a segurança do paciente em primeiro lugar.
Quais são os benefícios da lipoaspiração?
A lipoaspiração traz diversos benefícios para os pacientes que desejam eliminar a gordura localizada e melhorar o contorno corporal, como:
- Reduzir as medidas e modelar as curvas do corpo;
- Aumentar a confiança e a satisfação com a imagem corporal, refletindo positivamente na autoestima e na qualidade de vida;
- Ter resultados duradouros, desde que se mantenha um estilo de vida saudável e um peso estável;
- Realizar um procedimento seguro, rápido e com recuperação relativamente simples.
Como se preparar para a lipoaspiração?
Para realizar a lipoaspiração, é preciso passar por uma avaliação médica prévia, na qual o cirurgião plástico irá examinar o seu corpo, verificar o seu histórico clínico, solicitar exames laboratoriais e de imagem, esclarecer as suas expectativas e orientar sobre os cuidados pré e pós-operatórios.
Alguns dos cuidados que devem ser tomados antes da cirurgia são:
- Parar de fumar pelo menos 30 dias antes da cirurgia;
- Evitar o consumo de álcool, drogas, medicamentos anti-inflamatórios, anticoagulantes e fitoterápicos pelo menos 15 dias antes da cirurgia;
- Fazer jejum de 8 horas antes da cirurgia;
- Levar roupas confortáveis e fáceis de vestir para o dia da cirurgia;
- Providenciar uma cinta modeladora para usar após a cirurgia.
Como é a recuperação da lipoaspiração?
A recuperação da lipoaspiração varia de acordo com a extensão da cirurgia, a região operada, o tipo de anestesia e a resposta individual de cada paciente. Em geral, o tempo médio de internação é de 24 horas e o retorno às atividades cotidianas pode ocorrer entre 7 e 15 dias.
Alguns dos cuidados que devem ser tomados após a cirurgia são:
- Usar a cinta modeladora por pelo menos 30 dias após a cirurgia;
- Tomar os medicamentos prescritos pelo médico, como analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos;
- Evitar exposição solar, banhos quentes e atividades físicas intensas por pelo menos 30 dias após a cirurgia;
- Fazer drenagem linfática para reduzir o inchaço e melhorar a cicatrização;
- Seguir uma alimentação leve, equilibrada e rica em líquidos;
- Comparecer às consultas de retorno para acompanhar a evolução da cirurgia.
Quais são os riscos da lipoaspiração?
A lipoaspiração é uma cirurgia segura quando realizada por um cirurgião plástico qualificado e experiente, como o Dr. Lucas Dantas, que possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e realiza os procedimentos em hospitais credenciados.
No entanto, como toda cirurgia, a lipoaspiração também apresenta alguns riscos, que podem ser minimizados com um bom planejamento e um cuidadoso acompanhamento médico. Alguns dos riscos são:
- Hematoma: acúmulo de sangue na área operada;
- Seroma: acúmulo de líquido na área operada;
- Infecção: presença de bactérias na área operada;
- Trombose: formação de coágulos nas veias das pernas ou dos pulmões;
- Embolia: obstrução de uma artéria por um coágulo ou por gordura;
- Necrose: morte de tecido por falta de oxigênio;
- Perfuração: lesão de órgãos internos pela cânula;
- Irregularidade: ondulação ou depressão na pele pela retirada excessiva ou desigual da gordura.
Justamente pelos riscos envolvidos que você precisa se certificar de que está sendo acompanhada por um Cirurgião Plástico que seja credenciado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, porque somente esses profissionais são habilitados para fazer esse procedimento.
Conclusão
A lipoaspiração é uma excelente opção para os pacientes que querem se livrar da gordura localizada e ter um corpo mais bonito e harmonioso. Com o auxílio de um cirurgião plástico competente e cuidadoso, como o Dr. Lucas Dantas, é possível realizar a cirurgia com segurança e obter resultados incríveis.
Se você ficou interessado(a) em saber mais sobre a lipoaspiração ou agendar uma consulta, entre em contato conosco pelo site ou pelo telefone. Será um prazer atendê-lo(a)!