Você já reparou que os seus olhos estão com um aspecto cansado, caído ou inchado? Isso pode ser um sinal de que você precisa de uma blefaroplastia, a cirurgia plástica das pálpebras.
A blefaroplastia é um procedimento que consiste na retirada do excesso de pele e gordura das pálpebras superiores e inferiores, corrigindo a flacidez e as bolsas que se formam nessa região. O objetivo é rejuvenescer o olhar, melhorar a autoestima e, em alguns casos, até a visão dos pacientes.
Neste post, vamos explicar o que é a blefaroplastia, como ela funciona, quais os benefícios e como se preparar para a cirurgia. Confira!
O que é a blefaroplastia?
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que pode ser realizada nas pálpebras superiores, inferiores ou ambas. Ela é indicada para os pacientes que apresentam:
- Excesso de pele nas pálpebras, causando um aspecto de pálpebra caída;
- Excesso de gordura nas pálpebras, formando bolsas ou papos;
- Dificuldade para abrir os olhos ou enxergar bem por causa da pele ou gordura nas pálpebras;
- Insatisfação com a aparência dos olhos, sentindo-se mais velho(a) ou triste.
A blefaroplastia pode ser feita isoladamente ou em conjunto com outras cirurgias faciais, como a rinoplastia (nariz), a ritidoplastia (face) ou o lifting de sobrancelhas.
Como funciona a blefaroplastia?
A blefaroplastia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia local com sedação ou anestesia geral. O tempo de duração varia de acordo com a extensão da cirurgia, mas costuma ser entre 1 e 3 horas.
O cirurgião plástico faz pequenas incisões nas dobras naturais das pálpebras, por onde ele remove o excesso de pele e gordura. Em seguida, ele reposiciona as pálpebras e fecha as incisões com pontos ou cola cirúrgica. As cicatrizes ficam praticamente imperceptíveis após a cicatrização.
Quais os benefícios da blefaroplastia?
A blefaroplastia pode trazer diversos benefícios para os pacientes, como:
- Rejuvenescer o olhar, deixando-o mais aberto, expressivo e iluminado;
- Melhorar a autoestima e a confiança, sentindo-se mais bonito(a) e satisfeito(a) com a imagem corporal;
- Melhorar a visão, eliminando o excesso de pele ou gordura que atrapalha o campo visual;
- Ter resultados duradouros, desde que se mantenha um estilo de vida saudável e um peso estável;
- Realizar um procedimento seguro, rápido e com recuperação relativamente simples.
Como se preparar para a blefaroplastia?
Para realizar a blefaroplastia, é preciso passar por uma avaliação médica prévia, na qual o cirurgião plástico irá examinar os seus olhos, verificar o seu histórico clínico, solicitar exames laboratoriais e de imagem, esclarecer as suas expectativas e orientar sobre os cuidados pré e pós-operatórios.
Alguns dos cuidados que devem ser tomados antes da cirurgia são:
- Parar de fumar pelo menos 30 dias antes da cirurgia;
- Evitar o consumo de álcool, drogas, medicamentos anti-inflamatórios, anticoagulantes e fitoterápicos pelo menos 15 dias antes da cirurgia;
- Fazer jejum de 8 horas antes da cirurgia;
- Levar óculos escuros para o dia da cirurgia.
Conclusão
A blefaroplastia é uma excelente opção para os pacientes que querem rejuvenescer o olhar e ter uma aparência mais bonita e harmoniosa. Com o auxílio de um cirurgião plástico competente e cuidadoso, como o Dr. Lucas Dantas, é possível realizar a cirurgia com segurança e obter resultados incríveis.
Se você ficou interessado(a) em saber mais sobre a blefaroplastia ou agendar uma consulta, entre em contato conosco pelo site ou pelo telefone. Será um prazer atendê-lo(a)!